quarta-feira, 30 de março de 2011

Ex-vice-presidente José Alencar morre aos 79 anos

O ex-vice-presidente José Alencar morreu nesta terça-feira, aos 79 anos, de falência múltipla dos órgãos, após uma luta incansável contra o câncer.
O ex-vice lutou por mais de 14 anos contra o câncer que o levou 17 vezes a uma sala de cirurgia e o obrigou a se submeter a sessões de quimioterapia.
Alencar, que morreu às 14h41 desta terça, foi internado na unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês na tarde de segunda com fortes dores abdominais. Segundo os médicos, foi detectada então uma obstrução no intestino e uma inflamação do peritônio, a membrana que recobre as paredes do abdome e a superfície dos órgãos digestivos.
O corpo de Alencar será velado no Palácio do Planalto na quarta-feira. A presidente Dilma Rousseff, que está em Portugal, decidiu antecipar sua volta para participar da cerimônia.
"Nós estamos num momento de muito sentimento. Considerávamos que o Zé Alencar era uma das pessoas que foi uma grande honra ter convivido com ele, é daquela pessoa que vai deixar indelével uma marca na vida de cada um de nós", afirmou Dilma, que está em Portugal com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, homenageado com o título de doutor honoris causa da Universidade de Coimbra.
Mineiro, Alencar ocupou a vice-presidência da República de 2003 a 2010, durante os oito anos do governo do ex-presidente Lula.
"Nós não temos muito o que falar, porque o momento é de muita dor e de muito sofrimento. Ou seja, vocês que acompanharam o mandato nosso da Dilma como ministra, do Zé Alencar como vice, vocês sabem que era uma relação de irmãos e de companheiros", afirmou Lula, sem esconder as lágrimas.
"GRANDE COMPANHEIRO"
Elogiado por ministros e políticos, o ex-vice foi lembrado por muitos por sua humildade, garra e pelo seu papel nos dois mandatos de Lula.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário