domingo, 7 de agosto de 2011

Anatomia do Coração

O coração é um órgão muscular oco, sitado na cavidade torácica, atrás do osso esterno, acima do músculo diafragma, sobre o qual em parte repousa, no espaço compreendido entre os dois sacos pleurais. Ele é o responsável pela circulação de sangue por todo o corpo, pelos seus movimentos de contração (sístole) e relaxamento (diástole), por meio dos quais o sangue penetra em seu interior e é impulsionado para os vasos sanguíneos.
As cavidades cardíacas são separadas por septos que dividem o coração em quatro câmaras, cuas na porção superior (átrios direito e esquerdo) e duas na porção inferior (ventrículos direito e esquerdo).

As câmaras correspondentes ao átrio direito e ao ventrículo direito estão separadas por uma valva que permite a passagem de sangue de uma câmera para outra, denominada valva tricúspide (valva atrioventricular direita, com três cúspides ou folhetos). Já as câmaras posicionadas do lado esquerdo do coraçãopossuem a valva atrioventricular esquerda denominada valva mitral, possuindo dois folhetos ou cúspides.
A cada sístole, o coração expulsa o sangue de suas câmaras e, a cada diástole, essas mesmas câmaras e, a cada diástole, essas mesmas câmaras se enchem de sangue.
Existem ainda os casos através dos quais o sangue entra e sai do coração. No átrio direito desembocam as veias cavas superior e inferior. No átrio esquerdo desembocam as quatro veias pulmonares, vindo duas de cada pulmão. Do ventrículo direito sai o tronco pulmonar, que se divide em dois ramos, a artéria pulmonar direitra e a esquerda, ara os respectivos pulmões. A artéria aorta origina-se no ventrículo esquerdo, formando um arco que se posiciona acima e à esquerda, o arco aórtico.
No tronco pulmonar encontra-se a vala pulmonar e na artéria aorta, a valva aórtica, ambas com a função de impedir o retorno do sangue após cada ejeção, durante o ciclo cardíaco.



Nenhum comentário:

Postar um comentário