Cada batimento cardíaco é resultado de um impulso elétrico determinado por um grupo de células do miocárdio que possuem a maior frequência intrínseca. Esse grupo de células especializadas está localizado na junção da veia cava superior com o átrio direito e é chamado de nó sinoatrial (SA), considerado o marca passo de todo o miocárdio. O nó SA libera aproximadamente 60 a 100 impulsos por minuto no coração em repouso, podendo alterar sua frequência em resposta às necessidades do corpo.
O sinal elétrico iniciado pelo nó SAé conduzido ao longo das células miocárdicas do átrio até a junção atrioventricular (AV), que possui um outro grupo de células especializadas semelhantes às do nó SA, chamado nó atrioventricular. Esse grupo de células coordena os impulsos elétricos que provêm dos átrios e transmite um impulso elétrico para os ventrículos. Esse impulso é conduzido para além da junção AV, através de um feixe de fibras musculares especializadas (fascículo atrioventricular) que percorrem o septo que separa os ventrículos direito e esquerdo. O fascículo atrioventricular se divide em ramos direito e esquerdo. Esses ramos terminam nos ramos subdendocárdicos. O ramo direito faz um leque dentro do músculo ventricular direito. O ramo esquerdo se divide em ramos anterior e posterior, fazendo um leque dentro do músculo ventricular esquerdo, fazendo com que o estímulo alcance os ventrículos.
Lesões no sistema condutor podem atrapalhar a transmissão do estímulo e, consequentemente, alterar o ritmo e o trabalho do coração. Se houver mau funcionamento do nó SA, o nó AV geralmente assume a função de marca-passo do coração.