Os controles englobam a verificação dos sinais vitais (SSVV). São feitos diariamente nos períodos da manhã, tarde e noite, em horários e impressos específicos, conforme estabelecido na unidade. Abaixo, alguns valores que poidem ajudá-lo na interpretação dos valores obtidos durante a verificação dos SSVV.
Temperatura (T)
- Hipotermia: T<36°C
- Normotermia: T entre 36 e 36,8°C
- Febrícula: T entre 36,9 e 37,4°C
- Estado febril: T entre 37,5 e 38°C
- Febre: T entre 38 e 39°C;
- Pirexia: T entre 39 e 40°C;
Fazer assepsia do termômetro, com álcool a 70% ou sabão anti séptico e água corrente, antes e após sua utilização em cada paciente.
Respiração (R)
Verificada através de observação direta do número de ciclos respiratórios (uma expriração + uma inspiração = um ciclo respiratório).
Pulso (P)
Pode ser verificado através de leve compressão dos dedos indicador e édio sobre a artéria radial, que está localizada na face lateral externa do punho, na mesma direção do polegar. Com a outra mão segura-se o relógio para acompanhar a frenquência das pulsações.
Pressão arterial (PA)
- Sistólica: de 90 a 140mHg*
- Diastólica: de 60 a 90mmHg*
A PA é verificada com auxílio do esfignomanômetro e do estetoscópio. A medida do manguito deve corresponder a dois terços do braço, devendo ser colocado aproximadamente dois dedos acima da fossa cubital, Insuflar o manguito com a válvula fechada, abrir a válvula lentamente, observando no manômetro os valores da PA sistólica (som mais forte) e da PAdiastólica (som mais fraco).
*Valores considerados dentro dos padões de normalidade para adultos, porêm podem sofrer variações de acordo com o tipo de iteratura consultada.
Dicas e observações importantes.
- Não deixe o paciente perceber que está contando as respirações; para isso, após o término da contagem do pulso, permaneça com os dedos no pulso olhando para o tórax.
- Pode facilitar se você utilizar o estetoscópio para a contagem da frequência respiratória.
- Tanto a frequência respiratória (FR) como a frequência carcíaca (FC) devem ser contadas por um minuto.
- O termômetro deve permanecer na axila por aproximadamente cinco minutos.
- Procure colocar o manguito diretamente sobare o braço descoberto.
- O idela é que não seja verificada a PA mais do que três vezes seguidas no mesmo braço, pois pode haver alteração dos valores.
- Não verifique a PA no baraço que possuir acesso venoso, cateterismo cardíaco*, edema, grande lesões ou outras contra-indicações.
*
No membro em que foi realizado o caeterismo cardíaco, a pulsação fica diminuída, dificultando a ausculta.
JÁ ESTOU PENSANDO EM NÃO IR MAIS PRA ESCOLA, PRA ESTUDAR POR AQUI, PELO SEU BLOG...... KKKKKKK MUITO BOM......
ResponderExcluirSó vc mesmo Jailson, kkkkkkkkkkkkkkk, valeu.
ResponderExcluirmuito bom mesmo!!!
ResponderExcluir